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segunda-feira, 2 de junho de 2008

TECNICAS DE INTEGRAÇAO

INTEGRAÇÃO

Destinatário : grupos de jovens ou de adultos que convivem há algum tempo. Se o grupo for muito numeroso trabalha-se em equipes.

Material : uma folha de papel e um lápis para cada participante, flanelógrafo e percevejos.

Desenvolvimento:
1- O animador conta uma história, a partir de desenhos. Numa pequena paróquia da cidade, existe um grupo de jovens que se reúne, semanalmente, há um ano. realizam, constantemente, jornadas e encontros para
convívio e gostam muito de cantar. Em suas reuniões, refletem sobre os temas da atualidade. A assistência, entretanto, não é muito boa e mesmo os que participam de maneira constante são muito desunidos. O animador,
freqüentemente, se pergunta: "Que fazer com o grupo"?

2- Após este relato, convida os participantes a procurarem identificar as prováveis causas que, a seu ver, geram a desunião no grupo, assim como as possíveis soluções. Um secretário toma nota. Pode-se trabalhar em equipes
formadas por três ou quatro pessoas.

3- As equipes manifestam suas respostas em plenário. Os demais participantes podem questioná-los ou pedir esclarecimentos. As respostas coincidentes vão sendo afixadas num flanelógrafo: de um lado as causas e, de outro, as soluções. O importante é que se chegue a elaborar um programa de ação, que seja resultado da contribuição de todos.

4- Avaliação:
. Qual o ensinamento extraído desta dinâmica para o grupo ?
. A história tem alguma relação com o grupo ?
. Que podemos fazer para aumentar a integração ?



BOAS NOTÍCIAS

Destinatários: Grupos de jovens ou de adultos

Material: uma folha de papel e lápis para cada pessoa.

Desenvolvimento:
1- O animador pode motivar o exercício da seguinte maneira: "Diariamente,todos nós recebemos notícias, boas ou más. Algumas delas foram motivo de grande alegria e por isso as guardamos com perfeita nitidez. Vamos hoje
recordar algumas dessas boas notícias ".

2- Logo após, explica como fazer o exercício: os participantes dispõem de 15 minutos para anotar na folha as três notícias mais felizes de sua vida.

3- As pessoas comentam suas notícias em plenário, a começar pelo animador, seguido pelo vizinho da direita e, assim, sucessivamente, até que todos o façam. Em cada uma das vezes, os demais participantes podem dar seu parecer e fazer perguntas.

4- Avaliação
. Para que serviu a dinâmica ?
. O que descobrimos acerca dos demais ?



TODOS JUNTOS (CANÇÃO/ DEBATE)

Destinatários: Grupos de Jovens ou de adultos formados a algum tempo

Material: cópias da canção Amigo, um k7 com a canção ou alguém que possa cantá-la com acompanhamento.

Desenvolvimento:
1 - O animador distribui o material e convida a ouvir a canção.
2 - O grupo entoa a canção. Ao terminá-la, começa o debate.
3 - As respostas serão comentadas em plenária. o animador ajuda a associar a mensagem da canção à vida do grupo.
Para isso as seguintes perguntas podem servir de apoio:
. O que é preciso para se construir uma verdadeira amizade ?
. Quais são, no grupo, os elementos que nos separam ?
. Que pode ser feito para fortalecer a união do grupo ?

4 - Avaliação:
. Para que serviu a dinâmica ?



A FAMÍLIA IDEAL


Destinatários: grupos de jovens que se reúnem a algum tempo.

Material: oito corações de papel; em cada um deles estará escrito uma característica da família ideal: comunicação, respeito, cooperação, união, compreensão, fé , amizade, amor.

Desenvolvimento:
1- O animador convida os presentes a formarem, espontaneamente, equipes em número não inferior a cinco pessoas. Escolhem um nome de família e, colocando-se a uns cinco metros do animador, ouvem as regras da dinâmica.
A dinâmica consiste em descobrir a equipe que melhor reflete as características de uma família ideal. Para isso, todos devem enfrentar uma série de provas. Para algumas, são concedidos vários minutos de preparação.
Outras, porém, devem ser realizadas de imediato. A família (equipe) que vence uma prova, recebe um coração. As últimas atividades realizam-se em conjunto (duas equipes se unem).
2- O animador vai propondo as equipes as diferentes provas:
a) A família que chegar primeiro junto a ele, com a lista de todos os seus integrantes, recebe o coração da
Comunicação.
b) A família que melhor representar uma cena familiar,recebe o coração do Respeito. Dispõem de quatro minutos para a preparação desta prova.
c) A família que conseguir formar primeiro uma roda de crianças, recebe o coração da Cooperação.
d) A família que conseguir primeiro cinco cadernos e cinco lápis ou canetas, recebe o coração da Compreensão.
e) A família que melhor representar, através da mímica, um ensinamento de Jesus, recebe o coração do Amor. As equipes dispõem de quatro minutos para preparar esta prova.
f) As famílias (nesta prova, trabalha-se em conjunto com outra equipe) que apresentarem a Miss ou o Mister
mais barrigudo (usam-se roupas), recebem o coração da União. As equipes dispõem de três minutos para se preparar.
g) As famílias (as mesmas equipes em conjunto) que apresentarem o melhor conjunto vocal, recebem o coração da
Amizade. As equipes dispõem de quatro minutos para se preparar.
h) As famílias (as mesmas) que apresentarem o melhor "slogan" pela igreja, recebem o coração da Fé. dispõem de quatro minutos para se preparar.

3- Em equipe avalia-se a experiência:
. Para que serviu a dinâmica ?
. Como cada um se sentiu durante o exercício ?
. Como foi a participação de sua equipe ?

4- As respostas são comentadas em plenário e, a seguir, associa-se esta experiência à vida do grupo.
. De que maneira podemos associar a dinâmica à vida do grupo ?
. Que podemos fazer para que haja mais integração ?




DINÂMICA

Destinatários: grupos de jovens formados há algum tempo

Material:
Cada pessoa deve trazer para o encontro uma recordação, um objeto que guarda por algum motivo especial.
O animador deve confeccionar previamente um baú, onde serão depositadas as recordações , e uma pequena chave numerada para cada integrante. A numeração da chave indica a ordem de participação.
O animador coloca o baú sobre uma mesa, no centro do grupo. Ao lado dele, encontram-se as chaves numeradas. À medida que os participantes vão chegando, depositam sua recordação no baú, retiram uma chave e vão ocupar
seu assento, formando um círculo em volta do baú.

Desenvolvimento:
1- O animador motiva o exercício com as seguintes palavras: "Nós, seres humanos, comunicamo-nos também através das coisas ... os objetos que guardamos como recordações revelam a nós mesmos, assim como expressa aos
demais, algo de nossa vida, de nossa história pessoal e familiar ... Ao comentarmos nossas recordações, vamos revelar, hoje, parte dessa história. Preparemos nosso espírito para receber este presente tão precioso
constituído pela intimidade do outro, que vai partilhá-la gratuitamente conosco".
2 - O animador convida a pessoa cuja chave contenha o número 01 a retirar sua recordação do baú, apresentá-la ao grupo e comentar o seu significado; os demais podem fazer perguntas. Assim se procede até que seja retirada a última recordação. O animador também participa.

3- Avaliação:
. Para que serviu o exercício ?
. Como nos sentimos ao comentar nossas recordações ?
. Que ensinamento nos trouxe a dinâmica ?
. O que podemos fazer para nos conhecermos cada vez melhor ?



CONSTRUÇÃO DA CASA

Objetivo: Mostrar ao grupo o que é nucleação e quais seus passos.

Destinatários : grupos de jovens iniciantes

Material : canudos plásticos, durex, papel e caneta.

Divide-se o grupo em várias equipes, e escolhe-se um secretário para cada equipe. Entrega-se para cada equipe um pacote de canudinhos e ao secretário uma folha de papel e caneta. Pede-se que a equipe construa uma casa, e o
secretário deverá escrever tudo o que for dito, todo o planejamento que a equipe fizer ou falar, e não deve dar palpite na construção da casa.

Desenvolvimento:
1- O animador divide o grupo em equipes com igual número de pessoas, entrega o material e pede que construam uma casa. Define um tempo de 15 minutos.
2- O animador chama uma pessoa de cada equipe, entrega uma folha de papel e caneta e lhes pede para escrever tudo o que for dito pelos participantes da equipe durante a construção da casa.
3- Em plenário as casas serão expostas para que todos possam ver as casas construídas.
4- O secretário de cada equipe vai ler para o grupo o que sua equipe discutiu enquanto construía a casa.

Avaliação:
. Para que serviu esta dinâmica ?
. Em que fase da construção nosso grupo está ?

1. Escolher um dos componentes para decorar um capítulo bíblico previamente selecionado pela comissão organizadora, e apresentá-lo sem erros.
2. Compor uma música para um versículo selecionado pela comissão Organizadora, obedecendo todos os acentos e sinais que porventura o versículo venha ter. Ganhará a nota máxima à equipe que compor a mais bela música segundo a visão dos jurados.
3. Criar uma peça e representar um personagem bíblico. Ganhará a nota máxima à equipe que se sair melhor aos olhos dos jurados.
Levar em conta na avaliação, a utilização do texto de forma correta, não alterando o sentido do mesmo, e se a musica não é ofensiva ou até debochada.
10. Ensaiar e cantar um hino com todos os componentes.
Letra igual nome e elogio

Uma criança vai para o centro da roda, e escolhe um colega. Se coloca de frente para ele e diz: "(nome do colega) eu gosto de você por que você é..." e um adjetivo que comece com a mesma letra do nome de quem ela escolheu.
A criança que recebeu o elogio vai para o centro da roda e recomeça o jogo. Aquela que estava no centro da roda anteriormente, volta para seu lugar na roda, mas senta-se no chão, para que todos saibam quem ainda não brincou.



DANÇA DAS CADEIRAS

Você vai precisar de cadeiras e um grupo de no mínimo 5 pessoas.

Forme um círculo com as cadeiras, com os assentos voltados para dentro com tantas cadeiras quantos forem os participantes menos uma.
Um dos participantes fica em pé no centro e escolhe outro participante que esteja sentado e diz:" Meu irmão eu te amo"
A pessoa que está sentada pergunta: "Por que?"
E ele responde: "Por que você..." e completa a frase com alguma característica da pessoa ou roupa que está vestindo (ex: cristão, homem, mulher, bonita, de calça, morena, feliz, etc..)
Neste momento, todos que estiverem usando o mesmo tipo de roupa/acessório ou possuir a mesma característica deve mudar de lugar.
Como o número de cadeiras é menor, um vai ficar em pé e deve repetir a brincadeira. A pessoa que ficar em pé repete a brincadeira.



TRAVA-LINGUA

Escolher um representante de cada equipe para ler em voz alta um trava-lingua.Ganha quem ler corretamente ou pelo menos quem errar menos.

Exemplos:

A vaca malhada foi molhada por outra vaca molhada e malhada.

A mulher barbada tem barba boba babada e um barbado bobo todo babado!

A vida é uma sucessiva sucessão de sucessões
que se sucedem sucessivamente, sem suceder o sucesso...

Atrás da porta torta tem uma porca morta.

A naja egípcia gigante age e reage hoje, já.

A aranha arranha a jarra, a jarra arranha a aranha.

A aranha arranha a jarra, a jarra arranha a aranha;
nem a aranha arranha a jarra nem a jarra arranha a aranha.



DRAMATIZAÇAO

Execução e apresentação de uma peça (ligada a algum interesse comum ou algo que precisa ser discutido com o grupo).Dar a eles tempo de preparar a apresentação e julgar com critérios pre-estabelecidos. Exemplos:fidelidade ao tema, criatividade, se falaram com voz alta, representaram bem seus papeis, etc



LABIRINTO


Desenhar um labirinto no chao e pedir para que uma pessoa da equipe (com olhos vendados ou uma bandeja com um copo cheio de agua nas maos) ande pelo labirinto (sem pisar na linha ou sair fora) com ajuda de outro integrante de sua equipe que dara as coordenadas para ele seguir.



CORRIDA

Existem varias formas:

O participante tera na boca uma colher com um ovo cozido na ponta e devera manter as maos para tras.

Corrida com sacos de estopa amarrados na cintura.

A pessoa devera receber 2 folhas de jornal e andar so em cima delas, estando sempre com os pes em cima de uma delas e colocando a outra na sua frente.



BOLA POR BAIXO E CIMA

Deverao ser feitas 2 filas e cada fila recebera uma bola. O objetivo da brincadeira e ver qual fila consegue levar a bola mais apido para o ultimo da fila, passando a bola por cima da cabeça e por entre as pernas e assim sucessivamente.



MIRA

Definir uma distancia razoavel entre 2 pesssoas e entregar para uma delas uma cesta (ou caixa) e para outra varias bolas pequenas.O objetivo e colocar o maior numero possivel de bolas na cesta. A pessoa que esta segurando a cesta pode ajudar, trocando-a de lugar, quando achar conveniente.



ADIVINHAÇAO

Pode ser com objetos ou comida, mas o principio e o mesmo, deve sentar uma pessoa na cadeira, vendar-lhe os olhos e dar o objeto para ela apalpar ou a comida para provar. Pode-se estipular tempo para acertar, dicas ou prendas caso a pessoa erre.


JOGO DA MEMORIA

E bom vc criar o material com frases curtas, desenhos ou qualquer imagem, dependendo do que vc quer transmitir. Vc pode fazer com duas pessoas, mas e melhor aumentar o numero de pares e dividir duas equipes, assim todas participam.



FORME PALAVRAS

Selecione letras que podem formas diversas palavras entre si e escreva cada uma delas em uma folha de papel oficio (tome cuidado para que o numero de folhas seja o numero de participantes de cada equipe e que cada equipe tenha as mesmas letras). Pregue com durex a folha na frente de cada pessoa e estipule um tempo para equipe formar o maior numero possivel de palavras e mostra-las um ao lado do outro.



FALSO OU VERDADEIRO

Faça um circulo e logo apos entregue a cada um uma folha com perguntas pessoais. cada participante devera escolher uma das perguntas para mentir na hora de responder. Quando cada pessoa terminar de responder as perguntas, as outras irao tentar adivinhar em qual que ela mentiu. Ganha quem acertar mais em qual a outra pessoa mentiu.

Exemplos de perguntas:

Pessoa famosa com quem gostaria de conversar
Maior susto que ja levou na vida
Esporte que gosta de praticar
Livro que gostou de ler
Uma "aprontaçao na infancia"
Pais ou cidade que gostaria de conhecer
Tipo de musica que prefere ouvir
Metade certa

Distribua entre os participantes pedaços de figuras partidos ao meio e peça que eles encontrem a pessoa que esta com a outra metade. Cada dupla tera um tempo para conversar com objetivo de descobrir o maior numero possível de informaçao sobre a outra pessoa. Depoia abrir o circulo e cada um falar o que descobriu.



TROCA-TROCA


Entregue a cada participante uma folha de perguntas para ele responder, depois misture todas as folhas e distribua novamente, de forma que ninguem fique com a folha que respondeu. Cada pessoa devera tentar adivinhar quem respondeu a folha que esta em suas maos. Explorar as surpresas e avaliar o quanto eles se conhecem.

Exemplos de perguntas:

Se pudesse entrar em um tunel do tempo, para onde iria?
Se ganhasse um milhao de dolares, quanto gastaria?
Se pudesse mudar algo em sua pessoa o que escolheria?
Se pudesse ser outra pessoa quem escolheria ser?
Qual e o seu maior medo?
Qual a materia mais dificil que vc ja cursou na escola?
O que vc mais gosta de fazer nas horas livres?
Qual e a musica
Selecione diversos CDs com musicas antigas e atuais e de vários estilos diferentes. Vc pode tocar a musica, parar e pedir para que continuem cantando ou pedir o autor e nome da musica.



HISTORIA SEM FIM

Alguém deve começar a contar uma historia e cada participante devera dizer uma frase complementando, sem parar. Quem demorar para falar ou dizer uma coisa sem sentido sai da brincadeira, ate termos um vencedor.



QUEM SOU?


Distribua sacos de papel grandes e numerados para todos (para fazer uma mascara ) e peça que eles enfeitem e façam os buracos dos olhos. Quando todos estiverem terminado, peça que coloquem suas mascaras e de
a cada um papel caneta. Defina um tempo para que eles anotem no papel o numero da mascara e o nome da pessoa que estiver usando-a. Ganha quem acertar mais.



INVERSAO DE PAPEIS

Prepare o nome de todos participantes para um sorteio. Depois de realizado o sorteio peça que cada um imite a pessoa que sorteou ate que os outros adivinhem de quem se trata.



QUEM TERMINAR PRIMEIRO GANHA

Colocar linha na agulha

Fazer uma dobradura de papel

Cortar as palavra de uma frase separada e pedir para pessoa montar a frase

Encher 2 balões ate estourar

Chupar melancia e achar caroços



PERGUNTAS E RESPOSTAS

Escrever as perguntas em papeis pequenos e colocar dentro de uma garrafa de refringente, com os participantes em circulo, rodar a garrafa, aquele que a garrafa apontar devera tirar uma pergunta da garrafa e responde-la

Colocar uma pergunta dentro do balão, enche-lo e pendurar no teto. A pessoa deve estourar o balão e responder a pergunta que estiver dentro.

Perguntar para as equipes de forma intercalada, a equipe que errar ou nao saber a resposta devera pagar uma prenda estipulada pelas outras equipes, caso contrario, perdera pontos.